domingo, 8 de junho de 2008

A história de Sodoma

A história de Sodoma

Livro do Gênesis,capítulo 19, versículos de 1 a 11.

O pecado de Sodoma: a falta de hospitalidade
"Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade; ao
vê-los levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra. "Meus
senhores, disse-lhes ele, vinde, peço-vos, para a casa de vosso servo e passai nela a noite;
lavareis os pés e amanhã cedo continuareis vosso caminho." - "Não, responderam eles,
passaremos a noite na praça." Mas Lot insistiu tanto com eles que acederam e entraram em sua
casa. Lot preparou-lhes um banquete, mandou coser pães sem fermento, e eles comeram. Mas
antes que se tivessem deitado, eis que os homens da cidade, os homens de Sodoma, se
agruparam em torno da casa, desde os jovens até os velhos, toda a população. E chamaram a
Lot: "Onde estão, disseram-lhe, os homens que entraram esta noite em tua casa? Conduze-os a
nós para que os conheçamos." Saiu Lot a ter com eles no limiar da casa, fechou a porta atrás
de si, e disse-lhes: "Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime. Ouvi: tenho duas
filhas que são ainda virgens, eu vo-las trarei, e fazeis delas o que quiserdes. Mas não
façais nada a estes homens, porque se acolheram à sombra do meu teto." Eles responderam:
"Retira-te daí! - e acrescentaram: "Eis um indivíduo que não passa de um estrangeiro no meio
de nós [Lot não havia nascido em Sodoma] e se arvora em juiz! Pois bem: verás como te
havemos de tratar pior do que a eles." E, empurrando Lot com violência, avançaram para
quebrar a porta. Mas os dois estenderam a mão, e tomando Lot para dentro de casa, fecharam
de novo a porta. E feriram de cegueira os homens que estavam fora, jovens e velhos, que se
esforçavam em vão por reencontrar a porta."
Os anjos visitantes então advertiram Lot que Deus iria destruir Sodoma com uma chuva de fogo
e pedras. E Lot e sua família fugiram da cidade. Entretanto, a esposa de Lot desobedeceu à
ordem de não olhar para trás e foi transformada em uma estátua de sal. Sodoma e a vizinha
Gomorra foram destruídas, "e viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande
fornalha" (19:28).

Uma interpretação comum do relato
Desde o século XII, aproximadamente, este relato vem sendo considerado como uma condenação
da homossexualidade. A própria palavra "sodomita" passou a se referir àqueles que mantém
relações anais, e o pecado de Sodoma foi considerado como sendo o do ato homogenital
masculino. Assim, Deus supostamente condenou e puniu os cidadãos de Sodoma, os sodomitas,
por suas atividades homogenitais.

O que significa "conhecer"?


Há na verdade uma clara referência sexual no relato. Lot oferece suas filhas como objetos
sexuais aos homens agrupados em torno de sua casa. Suas filhas eram virgens. Lot afirmou que
elas não conheciam homem. Na Bíblia, "conhecer" às vezes significa "manter relações sexuais
com". Este é o significado da palavra no Testamento cristão (também conhecido como "Novo
Testamento") quando o anjo diz a Maria que ela será a mãe de Jesus. Maria pergunta: "Como se
fará isso pois não conheço homem?" (Lucas, 1:34). O verbo "conhecer" aparece 943 vezes no
Testamento hebreu (também conhecido como "Velho Testamento"). Em dez destes casos a palavratem sentido sexual. O texto acima é um destes exemplos. É chocante pensar que Lot tenha oferecido suas filhas aos sodomitas. Este é um bom exemplo de quão diferente a cultura de
Lot era da nossa. Naquela época o pai da casa realmente possuía as mulheres. Elas eram sua
propriedade. Ele podia fazer com elas praticamente tudo o que quisesse. Teria sido um enorme
prejuízo para Lot dar suas filhas àqueles homens - em termos financeiros. Sim, porque neste
caso ninguém mais desejaria tomá-las como esposas. Elas já teriam sido "usadas". É surpreendente que Lot preferisse que suas filhas fossem estupradas pelos homens da cidade
para preservar a integridade de seus convidados. O que os homens de Sodoma queriam com os
dois hóspedes de Lot? Eles disseram que queriam "conhecê-los". Há quem interprete isso como
sendo o desejo dos homens de manter relações sexuais com os visitantes. A oferta de Lot,
suas filhas como objetos sexuais ao invés de seus hóspedes homens, certamente o indica. Mas
outros afirmam que a palavra "conhecer" não necessariamente se refere a sexo. Pode ser que
os sodomitas simplesmente quisessem saber quem eram os visitantes e o que faziam na cidade.
Afinal, Lot não era oriundo de Sodoma. Também ele era um estrangeiro, e os habitantes da
cidade não apreciavam o fato de ele convidar estrangeiros para pernoitar lá. Acontece que
não há maneira de se ter certeza absoluta se este texto se refere a atos homogenitais ou
não. A maioria dos especialistas acredita que sim, mas o certo é que este texto diz respeito
ao abuso, e não simplesmente ao sexo. Como veremos abaixo, nas muitas referências bíblicas
ao pecado de Sodoma, não há qualquer preocupação com a homogenitalidade, mas muita com a
indiferença e o abuso. Admitindo que a palavra "conhecer" realmente tenha um significado
sexual aqui, o que está em questão é o estupro entre homens, e não simplesmente sexo entre
homens.



O dever da hospitalidade

Por que Lot desejaria expor suas filhas ao estupro? Por que Lot se oporia ao interrogatório
e abuso de seus visitantes por parte dos habitantes da cidade? Lot era apenas um homem, ou,
conforme as Escrituras, um homem de bem. Ele fez o que era certo e da melhor forma possível.
Entre todas as pessoas de Sodoma, apenas ele teve a delicadeza de convidar os viajantes para
passar a noite em sua casa. Nas regiões desérticas como a de Sodoma, permanecer ao relento
exposto ao frio da noite podia ser fatal. Logo, uma regra básica da sociedade de Lot era
oferecer hospitalidade aos viajantes. Esta mesma regra faz parte da tradição das culturas
semitas e árabes. Esta regra era tão estrita que proibia o ataque até mesmo a inimigos que
tivessem recebido oferta de abrigo para passar a noite. Assim, fazendo o que era certo,
seguindo a lei de Deus conforme ele a entendia, Lot recusou-se a expor seus convidados ao
abuso pelos homens de Sodoma. Fazê-lo significaria violar a lei da sagrada hospitalidade.

O significado do sexo anal masculino

Se além disso os sodomitas desejavam fazer sexo com os visitantes da cidade, a ofensa contra
eles seria maior ainda. Isto porque forçar um homem a fazer sexo era uma forma de
humilhá-lo. Por exemplo, durante a guerra, além de estuprar as mulheres e assassinar as
crianças, os vitoriosos freqüentemente "sodomizavam" os soldados derrotados. A idéia era a
de insultar os homens, tratando-os como mulheres. Portanto, fazia parte da prática do sexo
anal entre homens a noção de que homens deviam ser "machos" e a de que as mulheres eram
inferiores, simples peças que estavam a serviço do homem. De fato, ao longo da história do
Ocidente, uma das principais razões da oposição ao sexo anal entre homens deveu-se à
suposição de que isso faria com que o homem agisse como uma mulher. Este argumento foi
levantado por são João Crisóstomo no século V e Peter Cantor no século XII, ambos opositores
declarados da homogenitalidade. Geralmente, era mais aceitável ser o parceiro ativo, mas ser
o receptivo significava desonra e degradação. Evidentemente, a objeção era feita mais ao
fato de o homem ser "efeminado" do que ao fato de fazer sexo com outro homem.

O pecado de Sodoma

Portanto, qual foi o pecado de Sodoma? Abuso e ofensa contra estrangeiros. Insulto aos
viajantes. Falta de hospitalidade para com os necessitados. Este é o ponto central da
história, compreendida em seu próprio contexto histórico. Quando o estupro entre homens
torna-se parte da história, a ofensa adicional é a do abuso sexual - insulto e humilhação
graves, tanto na época de Lot quanto na nossa. O relato todo e a cultura da época deixam
claro que o autor não estava preocupado com o sexo em si. Lot ofereceu suas filhas sem
titubear. O ponto central do relato não é o da ética sexual. A história de Sodoma não é
tanto sobre sexo, mas sim sobre arrombar a porta da casa de alguém. O ponto central da
história é o abuso e assalto, sob qualquer forma que possam assumir. Utilizar este texto
para condenar a homossexualidade significa empregá-lo de forma errônea.

Como a Bíblia vê o pecado de Sodoma

Esta é a conclusão que se segue de uma leitura histórico-crítica da história de Sodoma. Mas
neste caso em particular, o significado do texto torna-se óbvio se tomarmos outras passagens
da Bíblia. Sim, porque a Bíblia freqüentemente faz referência ao episódio de Sodoma e afirma
de maneira evidente qual foi o pecado de Sodoma. O profeta Ezequiel (16:48-49) define o caso
de maneira inequívoca: "O crime da tua irmã Sodoma era este: opulência, glutoneria,
indolência, ociosidade; eis como vivia ela, assim como suas filhas, sem tomar pela mão o
miserável e o indigente." O pecado dos sodomitas foi o de se recusarem a receber os
viajantes necessitados. Algumas pessoas preferem enxergar homossexualidade neste texto. Elas
afirmam que a palavra "abominação" aparece ao longo deste capítulo de Ezequiel e até mesmo
no versículo 50, logo depois do versículo sobre Sodoma. Elas entendem que isto se refere à
abominação do Levítico 18:22: "Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é
uma abominação." Mas nas Escrituras hebraicas a palavra "abominação" é usada para designar
muitas coisas. As abominações em questão aqui são as do "adultério" e "prostituição" de
Jerusalém, e estas palavras são utilizadas simbolicamente. Elas não se referem a atos
sexuais, mas sim à idolatria, à infidelidade de Israel ao Senhor Deus, e ao sacrifício e
assassinato de crianças. Apesar de o versículo 50 mencionar as "coisas abomináveis" e se
referir a Sodoma, o versículo 49 diz exatamente quais foram estas coisas abomináveis. Ao
afirmar categoricamente qual foi o pecado de Sodoma, o sexo entre homens simplesmente não é
mencionado. Fica claro que o capítulo 16 de Ezequiel trata de outras coisas. De acordo com
Sabedoria 19:13, o pecado de Sodoma foi "um excessivo ódio pelo estrangeiro" e "reduzir à
escravidão hóspedes que tinham sido benfeitores". Lembremos que os estrangeiros, os
hóspedes, eram na verdade anjos em missão divina. O pecado foi tratá-los de maneira abusiva.
"Reduzir hóspedes à escravidão" pode referir-se a uma prática comum na época, a da livre
utilização pelo dono da casa dos escravos para finalidades sexuais. Mas, novamente, a ofensa
não estava em fazer sexo, e nem mesmo em manter escravos, mas sim em tirar vantagem,
degradar e abusar dos outros. Até mesmo Jesus menciona Sodoma, e o assunto é a rejeição dos
mensageiros de Deus:

Estes são os doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções:
"...Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos
receber; ficai ali até a vossa partida... Se não vos receberem e não ouvirem vossas
palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade sacudi até mesmo o pó de vossos pés.
Em verdade vos digo: No dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com
aquela cidade." (Mateus 10:5-15)



A que se refere esta passagem do Evangelho? Não há menção alguma a sexo. Mas há uma clara
indicação acerca da rejeição dos mensageiros de Deus. O paralelo entre o Evangelho e Sodoma
é o coração fechado que rejeita o estrangeiro, a maldade daqueles que não dão as boas vindas
aos arautos divinos. Há outras referências bíblicas menos diretas a Sodoma: Isaías 1:10-17 e
3:9, Jeremias 23:14 e Sofonias 2:8-11 Os pecados listados nestas citações são a injustiça, a
opressão, a parcialidade, o adultério, as mentiras e o encorajamento dos pecadores. O
adultério é o único pecado sexual nesta lista, e mesmo nesse caso o sexo não é a preocupação
central. Para o Testamento hebraico, o adultério não era uma ofensa contra a mulher ou
contra a intimidade do casamento ou mesmo contra os requisitos inerentes ao sexo. O
adultério é uma ofensa contra a justiça. O adultério ofende o homem ao qual a mulher
pertence. O adultério é a utilização indevida da propriedade de outro homem. A Bíblia
geralmente usa Sodoma como um exemplo do pior dos pecados, mas nunca se referindo
simplesmente a atos sexuais. E a menos importante de todas é a referência aos atos
homogenitais.

O pecado de Sodoma hoje

Até mesmo Jesus entendia o pecado de Sodoma como o da falta de hospitalidade. Outras
passagens da Bíblia afirmam a mesma coisa de maneira bastante clara. Ainda assim, as pessoas
continuam a citar a história de Sodoma para condenar aqueles que são gays e lésbicas. Há uma
triste ironia acerca da história de Sodoma quando compreendida à luz de seu próprio contexto
histórico. As pessoas atacam homens e mulheres homossexuais porque eles são diferentes,
esquisitos, estranhos. Lésbicas e gays não se encaixam em nossa sociedade, fazendo-se com
que eles permaneçam estranhos, estrangeiros. São deserdados por suas próprias famílias,
separados de seus filhos, despedidos de seus empregos, despejados de imóveis e expulsos de
bairros, insultados por personalidades públicas, espancados e assassinados nas ruas. Tudo
isto é feito em nome da religião e da suposta moralidade judaico-cristã. Esta opressão é o
próprio pecado do qual o povo de Sodoma foi culpado. É exatamente este o comportamento que a
Bíblia condena repetidas vezes. Portanto, aqueles que oprimem os homossexuais devido ao
suposto "pecado de Sodoma" podem ser eles próprios os verdadeiros "sodomitas" tal como a
Bíblia os entende.

Pe. Daniel A. Helminiak

Um comentário:

Unknown disse...

Me digam uma coisa o preconceito, ainda existe em pleno seculo 21?
Teino em não acreditar, pois estamos aqui para crescer e sermos seres melhores a cada dia. Eu odeio essa palavra chamada Preconceito, como perguntei outro dia a uma amiga se ainda existe realmente preconeito racial. Teimo novamente em não acreditar, que isso faça parte da vida das pessoas.
Ninguém é diferente de ninguem, somos todos seres nesta esfera terrestre tentando uma evolução.
Enquanto não entedermos que somos todos irmãos, não vamos crescer e nem aprender a amar nosso proximo.